MP Editora

Pis e Cofins na teoria e na Prática - Uma Abordagem Completa Dos Regimes Cumulativo e Não Cumulativo

Autor: Adolpho Bergamini, Gerson Macedo Guerra, Leonardo Lima Cordeiro, Maurício Barros, Marcelo Magalhães Peixoto -

Coordenadores:
Marcelo Magalhães Peixoto & Adolpho Bergamini

Editora: MP Editora

Categoria: Livros MP

Características Detalhadas:
 Acabamento: capa dura
 Edição: 1 / 2009
 Idioma: ...


[Leia+]

Indisponivel

baixe aqui o programa


No meio tributário corre o ditado segundo o qual tributo bom é tributo velho, porque a Fazenda Pública e os contribuintes já sabem como operá-lo e já está em seu dia a dia. Mas o PIS e a COFINS, além de serem tributos novos (foram remodelados em 2002 e 2003, respectivamente);, ainda passam por constantes renovações, o que dificultava o seu pleno entendimento pelo operador do direito.

Este entendimento era ainda mais dificultado pela falta de uma obra doutrinária que abordasse o PIS e a COFINS de um modo estruturado, científico, completo. As (boas); obras até então existentes consistiam em coletânea de artigos sobre temas relativos às contribuições que, no entanto, não se preocuparam com a estruturação temática completa desses tributos.

E é para suprir esta lacuna que, após a publicação do Regulamento do Imposto de Renda (atualmente na 4º edição); e do Regulamento do Imposto Sobre Produtos Industrializados, a MP Editora traz a lume este novo livro, único no mercado editorial, denominado PIS E COFINS NA TEORIA E NA PRÁTICA - uma abordagem completa dos regimes cumulativo e não cumulativo .

A obra foi idealizada há mais de três anos, porém, por se tratar de legislação altamente complexa, raríssima doutrina, bem como quase inexistente jurisprudência, foi difícil conseguir autores com gabarito e coragem para enfrentar esse desafio.

Foi numa dessas conversas com o meu amigo Adolpho Bergamini que lhe fiz o convite: "Vamos coordenar juntos uma obra que traga TUDO sobre o PIS e COFINS cumulativo e não cumulativo, nos mesmos moldes do nosso Regulamento do IR e do IPI?"

O prof. Adolpho aceitou na hora e demos inicio aos trabalhos, incluindo no projeto outros três corajosos e brilhantes advogados: Gerson Macedo Guerra, Leonardo Lima Cordeiro, Mauricio Barros.

Para que a obra fosse levada a cabo foi fundamental a rica experiência prática dos autores que, além de advogados militantes, demonstraram ser também professores e doutrinadores de alto gabarito que certamente farão história no direito tributário brasileiro.

Mas foi também necessário muito trabalho. De fato, a complexidade da legislação que disciplina as contribuições é indiscutível, complexidade esta que teve início com o advento da Lei nº 10.637/02, que instituiu a não cumulatividade ao PIS (lei essa que até a presente data já foi alterada por mais 12 leis); e da Lei nº 10.833/02, que instituiu a não cumulatividade à COFINS (lei essa que até a presente data já foi alterada por mais de 13 leis);.


Esta "colcha de retalhos" é grande e seus números surpreendem: a legislação dos regimes cumulativo e não cumulativo é formada por mais de 20 leis ordinárias, cerca de 50 decretos executivos, mais de 70 Instruções Normativas, cerca de 100 atos declaratórios executivos, 18 portarias, e quase 3500 solu&cced

Características Detalhadas:
 Acabamento: capa dura
 Edição: 1 / 2009
 Idioma: Português
 País de Origem: Brasil
 Número de Páginas: 1247
 ISBN: 978-85-7898-010-8

Nenhuma Opinião Cadastrada!
Fechar

INDIQUE A UM AMIGO

  • O campo deve ser preenchido.
  • O campo deve ser preenchido.
  • O campo deve ser preenchido.
  • O campo deve ser preenchido.